Ronaldo Fraga: gênio da moda mineira é atração de talk-show

Nenhum Comentário

Mineiro de Belo Horizonte, Ronaldo Fraga fez seu nome no cenário da moda ao colocar na passarela temas sociais pouco explorados no universo de consumo. Na São Paulo Fashion Week 2016, por exemplo, protagonizou um dos desfiles mais fortes da história do evento. Com tom de denúncia, manifesto, o desfile trouxe no casting 100% de modelos transexuais. Elas vestiram a coleção “El Dìa Que Me Quiera: uma música, um vestido, muitas histórias”, inspirado no universo de Ney Galvão, famoso estilista brasileiro, e – ao invés de glamour – falou de preconceito e morte.

RonaldoFraga_N41_011

Na passarela da SPFW, em desfile que falou sobre o drama dos refugiados. (Agência Fotosite)

No ranking do pais que mais mata travestis e transexuais no mundo, segundo as Organizações das Nações Unidas, Ronaldo pediu um Brasil com mais respeito. E antes de o desfile iniciar na passarela, o estilista fez o seu manifesto: “Se aqui estamos falando do corpo como prisão do desejo, a roupa funciona como chave. As transgêneros se recordam do momento libertador em que usaram o primeiro vestido. Vocês verão uma coleção exclusivamente composta pelo mesmo vestido. Ela lembra o feminino de épocas glamourosas da década de 20, 30, 40. Parecem roupas de boneca de papel, como aquelas que encantavam as crianças antigamente. Mas a história não está na roupa, está nas vestes. Nesse universo complexo de gênero, identificação, corpo e desejo, a roupa é um escape. Para todos, aliás, e sempre, a roupa deveria ser um vetor de apropriação do ser. Ela é capaz de libertar como mostra a memória do simples uso da primeira saia, do primeiro salto e do primeiro batom.”

Ronaldo Fraga - credito FFW

Uma diversidade de sereias na passarela. Moda para todas. Estilista ainda alertou sobre a poluição dos oceanos. (Foto: FFW)

Atração do Piauí Moda House Fashion Day que acontece no dia 29 de novembro, na Audi Center Teresina, o que não faltam são boas histórias para Ronaldo Fraga contar ao público de Teresina. O evento marca o lançamento da edição de 2017 da Piauí Moda House e, ainda, contará com desfiles das lojas Caroline Venâncio e Village.

Ronaldo fraga sereias SPFW - Agencia Fotosite

As incríveis estampas criadas por Ronaldo Fraga (Agência Fotosite)

O palco que um dos maiores nomes da moda nacional e internacional usará para contar sua história será também espaço para o talento de Lucas Rokay, estudante de Design de Moda, vencedor da primeira edição do concurso “Novos Olhares” do Piauí Moda House. Para o fashion day, Rokay escolheu uma pocket coleção com dez looks para apresentar ao público.

Ronaldo Fraga

O jovem, capa do For Teens da edição passada, revelou estar ansioso para a estreia na passarela. “Eita responsabilidade”, disse. “Será que o Ronaldo vai assistir também?! Sou capaz de ter até um ataque”, disse em conversa informal. Além de Rokay, são muitos os estudantes de moda ansiosos com a vinda de Ronaldo Fraga a Teresina. Um grupo de Parnaíba, por exemplo, está se mobilizando para não perder o talk-show com o gênio da moda mineira.

LUCAS ROKAY (4)

Trabalho do jovem estilista Lucas Rokay será apresentado na passarela.

Com livre acesso em vários universos, Ronaldo Fraga é muito mais que um nome na moda brasileira. Criativo, está sempre em viagens pelo Brasil, um país que revela na passarela da SPFW, em trabalhos de handmade junto a comunidades ou exposições.

rona-fr-toks-tock-2

Linha criada por Ronaldo Fraga para a Tok Stok. (Divulgação)

Também assinou projetos no universo da decoração, com inúmeras colaborações a marcas conhecidas. E ele não para. Melhor mesmo é garantir uma vaga nesse público seleto e ouvir, de pertinho, as muitas histórias e experiências deste mineiro que conquistou o mundo.

Deixe um comentário