Artistas se unem para pressionar Temer pela proteção da Amazônia

Nenhum Comentário

Diversos artistas lançaram hoje um vídeo de protesto contra o enfraquecimento da política ambiental promovida pelo governo Temer e as medidas que podem reduzir a proteção da Amazônia. O vídeo conta com a participação de Caco Ciocler, Sheron Menezes, Vanessa Gerbelli, Marcos Palmeira, Fafá de Belém, Mariana Consoli, André Dias, Luísa Micheletti, Joana Solnado, Isabella Dragão, Isabela Garcia, Isabel Wilker e Larissa Bracher, além da líder indígena Sônia Guajajara.

No vídeo, o grupo alerta para o risco de o Brasil perder investimentos estrangeiros significativos para o combate ao desmatamento. É o caso da Noruega, que já investiu mais de um bilhão de dólares no Fundo Amazônia e que esta semana, às vésperas da visita do presidente Michel Temer ao país, criticou publicamente a política ambiental brasileira.

Antes de embarcar para o país nórdico, Temer vetou as Medidas Provisórias 756 e 758, que reduziriam o nível de proteção de quase 600 mil hectares de florestas. Mas o veto parece ser apenas uma manobra política, já que o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, antecipou que o governo enviará ao Congresso, em regime de urgência, um projeto de lei com conteúdo idêntico. Ou seja, o veto serve apenas para transferir do presidente para o Congresso, dominado por ruralistas, a responsabilidade de desproteger a floresta. Cerca de 40 organizações ambientalistas assinaram uma nota de repúdio contra a medida.

Deixe um comentário